11 de março de 2010

Cachorros de palha - Melhor livro de filosofia dos últimos tempos

Cachorros de palha, do filósofo britânico Jonh Gray, trata-se de um livro sobre filosofia contemporânea. Uma obra muito intrigante que provoca o leitor ao dizer que o homem não é o centro dos seres vivos nem tampouco pode controlar seu destino.
O título do livro faz referência a um poema de Lao Tsé, filósofo taoísta, para o qual os homens serão extintos da natureza quando não forem mais interessantes à mesma, como cachorros de palha, incinerados após serem utilizados em rituais chineses.
A raça humana tem a pretensão de considerar-se superior aos demais animais, porém, Jonh se preocupa em mostrar que essa é mais uma forma arrogante e egoísta de pensamento humano. Para ele, nós seres vivos, somos iguais, totalmente.
O homem não se transformou num ser superior aos outros animais por evoluir seu pensamento,por ter capacidade de raciocínio (os outros animais também são assim) ele continua o mesmo. Porém, o mundo sim mudou, tornou-se um lugar de competição, de poluição; um lugar ruim. Mas isto não é culpa de todos, apenas da raça humana.
Acreditamos que podemos transformá-lo num lugar melhor, mas não somos senhores dos nossos destinos; não temos o controle e se você duvida, leia este maravilhoso livro.

2 comentários:

  1. Nic,
    que legal parece ser..

    Acho muito arrogante esse posicionamento humano e bem burro também.

    Uma vez que os recursos para a vida humana se esvaem pelo próprio consumo insustentável da terra, o homem sempre pensa que o mundo vai acabar. Engano primário, a vida humana não existirá mas a natureza se reestabelecerá.

    O homem tem é que parar de ver o planeta como sua propriedade e perceber-se como parte dele.

    ResponderExcluir
  2. Ao comentário acima:
    Isto não vai acontecer.
    Apesar de concordar contigo.

    A população humana só cresce enquanto os recursos naturais se esgotam... inclusive os combustíveis fósseis. Na sociedade de hoje eles são indispensáveis, mesmo com todo o alarde sobre o aquecimento global. (e hoje tá um calor do inferno!)
    O planeta não tem como sustentar tantos bilhões de pessoas nesse ritmo e ninguém quer perder as facilidades que o ser humano conquistou à duras penas (a natureza que o diga).
    Meu egoísmo só quer que eu não esteja aqui pra ver o que vai acontecer. Ser um cachorro de palha.

    Nic, achei muito bom o seu texto. Já tá em meus favoritos... =)

    ResponderExcluir