11 de outubro de 2009

Minha opção sexual não é melhor que a sua


Bem, estamos cansados de presenciar cenas de discriminação homossexual. No trabalho, na universidade, no shopping, etc. As pessoas sentem-se no direito de analisar e julgar outras pela simples opção sexual alheia. Mas não pense que o preconceito parte apenas dos HT’s, há casos, e não poucos, em que estes sofrem aversão pelos gays.

Por isso, vim aqui desabafar: Não posso aceitar que nenhum dos “lados” seja superior ao outro; acredito no livre arbítrio como forma de alcançar a felicidade, mesmo que esta não satisfaça a todos. O preconceito sexual é ignorância; é comodismo do pensamento; é não aceitar as diferenças; é acreditar que todas as pessoas devem ser iguais.

Tava lendo um texto sobre esse tema e nele dizia que a discriminação homofóbica ultrapassa a heterofóbica. Uma tentativa de acusar um dos lados de maior índice criminalista. Mas não pode-se deixar de considerar que o número de gays é inferior ao número de heteros, ou seja, é óbvio que a quantidade de homofóbicos é maior.

Não venho aqui defender o lado oposto ao homossexualismo, mas esclarecer que não há menos culpados. As duas classes cometem erros de pudor, bem como há os que agem responsavelmente. E não interessa, todos têm os mesmos direitos.

Se não há compreensão pelo gosto alheio, não importa. Escolha o que lhe cai bem e deixe os outros seguirem seus caminhos.

Vivam as diferenças!

9 de outubro de 2009

Poluição sonoraaaaa





Hoje acordei com o alarme da cerca elétrica do meu vizinho soando. Até ai tudo bem, afinal é pra isso que ele serve. O problema é que o barulho durou cinco horas seguidas, pois não havia ninguém na casa. Preciso nem dizer que meus ouvidos se sentiram agredidos. Agora imagine que os vizinhos diretos do morador são dois bebês.

Quando o dono da casa chegou, felizmente o barulho se foi, o que não impediu minha mãe de ir lá reclamar e trocar números de telefone para comunicar-lhe sobre uma eventual repetição deste incômodo.

Surpreendentemente, o homem que atendeu minha mãe sugeriu que nesses casos ela deveria prestar queixa à polícia e citou alguns artigos, inclusive. Ele é policial, talvez quis posar de certinho, mas ele tinha razão.

A poluição sonora é causada pelo excesso de ruídos que causam a degradação auditiva provocada pela vida urbana com seus transportes, construções públicas, dentre outros fatores. A ultrapassagem de 50 db (decibéis) permitidos a uma audição saudável infringe a Lei nº 7.347/85, Artigo 225, da Constituição Federal, que favorece o sossego das pessoas. Para se ter idéia, uma conversa comum atinge o limite máximo de 50 db permitidos.

Curiosamente, descobri que a poluição sonora pode causar transtornos como estresse, perda de memória, insônia e depressão, além de dor de cabeça e agressividade.

Cuidado, desrespeitar a norma ambiental sobre ruídos gera pena de prisão de um a quatro anos, além de multa, para pessoa jurídica ou física.

Mudanças

Estes dias estava conversando com Anderson, meu amigo, sobre lembranças de uma passado razoavelmente recente.

Naquele tempo pensava em perspectivas pro futuro, em coisas q deseja pra mim. Talvez fossem desejos de mudança gritando por uma urgência.

Hoje percebo que muitas daquelas vontades se realizaram e isso é enriquecedor pro ego, não é?

Poxa, saber que a gente pode se transformar é algo que me deixa feliz porque sei que sempre haverá esperança.

Em outro momento estávamos num bar e no meio dos papos surgiu novamente o comentário sobre pessoas que não fazem questão de mudar, de se tornarem melhores. Essas pessoas têm medo do novo, de tentar, de se renovar.

Chega a me dar agonia a possibilidade de nunca ter evoluído; é como se eu não fosse dona de mim; como se a passividade me tomasse a alma.