18 de abril de 2011

Educamar

Quando questionada numa avaliação sobre qual o papel do professor na busca pela melhoria de uma educação de qualidade, fiquei pensativa por uns instantes, pensando e repensando como eu faria; o que faria e se faria. Porque você sabe, não é? Na teoria, é muita ideologia. Mas e na prática? Naquele momento me perguntei se tudo o que estudo realmente um dia executarei, claro, levando em conta meus sonhos, desejos e blá blá blá.
Bem, aprendemos  que deve o professor estimular seus alunos a uma aprendizagem enriquecedora, que leve-os a pensar suas atitudes perante a sociedade, para que o faça de forma crítica, consciente e responsável com o meio em que está inserido. Beleza, todo educador diz as mesmas coisas. E eu? O que digo, além disso?
Não sei! Pois tudo o que sei são regras. Não as inventei, por isso não considero idéias próprias, apesar de concordar com quase todas.  Porém, antes de qualquer intenção que beneficie o ensino, é preciso compreender que cada aluno é um ser que precisa de atenção especial, por mais difícil que seja atender cada um com prioridade, mas em algum momento o professor pode sim olhar diferente o contexto de vida de cada um deles. Acho que ensinar requer cuidado, cuidar. É saber perceber que todo indivíduo carrega consigo características próprias, defeitos, qualidades, problemas, etc. O que pretendo dizer é que não basta ter o conhecimento sobre metodologia, didática, conteúdo. Vale mesmo é se apaixonar pela arte de educar e fazer dessa profissão um ato corajoso de transformar vidas.
A Educação pra mim encanta. Diverte-me pensar em resultados diante do “processo de ensino e aprendizagem”, tão citado entre nós desta área. Como muita gente, tenho um pouco de medo de encarar uma turma sozinha, como professora titular. Mas, se o projeto ao qual nos dedicarmos for de nosso interesse mesmo, os fins serão satisfatórios e como tantos colegas afirmam, é recompensador, apesar das dificuldades.
Aos educadores amigos e desconhecidos, um abraço.



Vem, vamos embora

Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Geraldo Vandré

Um comentário:

  1. "é recompensador, apesar das dificuldades.."

    assino embaixo, nic!

    (menos no lado financeiro... :P)

    aposto que vc será (é) uma ótima educadora! boa intenção vc já tem.. ;)

    bjs

    ResponderExcluir