*Surgida no final da década de 60, a Internet abrange uma grande fonte de informações sobre todas as áreas, o que permite às sociedades gerais o encurtamento de distâncias, maior facilidade de acesso a conteúdos, infinidade de materiais que permitem que o conhecimento seja disseminado, dentre muitos outras utilidades.
Através da Internet, o usuário tem acesso a diversas fontes informacionais, isto é, trata-se de um meio propício à pesquisa, é tanto que a escola, ao longo do tempo, tem perdido o lugar oficial de educadora; o mundo virtual passou a ser uma das maiores formas de conhecimento cujo acesso é fácil, salvo em países onde o desenvolvimento econômico ainda é tardio.
Uma situação que tornou-se preocupação para os pais de família é a demanda exagerada de seus filhos pelo acesso ao computador, principalmente pelo uso da Internet onde eles encontram uma imensa gama de entretenimento, muitas vezes dispersando-os dos estudos.
Por outro lado, acredito numa prática cada vez mais intensa da produção escrita e de leitura. Sites de relacionamento (cada vez mais acessados no Brasil), por exemplo, permitem que seus usuários desenvolvam argumentos à medida que opinam em determinados tópicos nas “comunidades”; os “blog’s” também vem permitindo a criatividade dos usuários ao escreverem sobre os diversos temas existentes e, ao mesmo tempo, aguçando o interesse pela leitura dos mesmos por outros usuários, assim, encurtando o caminho para o conhecimento cultural.
Talvez a tecnologia esteja contribuindo para a inconsciente ação de maiores leituras e escritas, o que num país cujo índice de formação intelectual é baixo, acaba tornando-se uma excelente forma de mudança desta problemática.
Porém, o uso dessa ferramenta precisa ser orientado para que seus usuários, principalmente os iniciantes, façam uso de forma proveitosa não entregando-se totalmente ao vícios virtuais, como é o caso do mal costume de adesão à escrita abreviada. Esse hábito leva o usuário a constrangimentos, em caso de desatenção, em situações extra virtuais como a possível necessidade de desenvolver uma redação para concursos ou seleção profissional, como exemplos.
É preciso estar atento para que o uso do computador/internet não torne-se um entrave no crescimento intelectual individual. Usufruir com responsabilidade acaba sendo uma notável fonte de ascensão social e, por que não dizer, pessoal?!
*Este texto foi retirado do meu antigo blog sobre Educação.
lembro deste post
ResponderExcluir^^
adiante com os projetos
isso é q é bom